Para você: O que é felicidade?
- Álvaro Dezidério
- 28 de ago.
- 2 min de leitura

Algum tempo atrás fiz uma pesquisa no Instagram perguntando sobre felicidade.
A motivação da pesquisa foi a releitura do maravilhoso livro Felicidade Construída de Paulo Dolan. Na verdade a pergunta que fiz era bem específica.
Para você: o que é Felicidade ?
Ta ái um dos grande dilemas da humanidade. Definir felicidade. Na verdade a dificuldade nas respostas pareceu mais em tentar atribuir um conceito estrito para algo tão importante. E o equívoco está em tentar encaixar a palavra que expressa tanto num conceito.
Pouco importa a dificuldade em definir o conceito formalmente. É como perguntar à alguém: Para você, o que é brigadeiro? A resposta passa longe de ser leite condensado, manteiga e chocolate em pó.
A pergunta é pessoal. Ok. E você sempre pode recorrer ao que esta escrito no manual. Mas a pergunta é pessoal. Recorrer ao manual é como não ter uma opinião sobre o tema. E todo mundo que não está morto por dentro possui opiniões pessoais.
Na pesquisa, a grande maioria das respostas tratou de qualificar o que cada um valoriza.
Este era o espírito. E agradeço a todos.
As respostas ficaram em torno de sentir-se bem. Obviamente o que faz cada um sentir-se bem varia. Por isso a pergunta tinha um caráter pessoal. Excluindo as respostas genéricas e piadinhas, voltamos ao sentir-se bem.
É importante que você consiga definir a felicidade dentro de um contexto. E buscar materializar este contexto.
Uma das poucas coisas que diferentes médicos de diferentes correntes concordam é que sentir-se bem é melhor do que sentir-se mal. Não só a medicina. Acho que até os praticantes de BD&SM sabem disso. Apenas passam pela dor para sentir-se bem.
E sentir-se bem é uma busca individual. Por mais que pareça uma busca coletiva, na prática o que é importante para você pode não ser importante para seu amigo, colega ou familiar. Tentar replicar contextos e comportamentos de outros, normalmente, gera vazio e frustração.
Mas não conseguir definir o que é sentir-se bem para você também gera.
Então o esforço reside em definir o que te faz bem. O que te faz sentir-se bem. Mas de verdade. E isto não tem nada a ver com só fazer o que quiser.
É nesta direção que você coloca seu esforço? Não esqueça que você têm uma quantidade finita de energia. Seu esforço deve ser nesta direção.
Obrigado aos participante da pesquisa.
1 abraço de quebrar costelas




Comentários